Nossa História

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA


Fundado em 4 de Junho de 2006, o Centro Educacional Jabuti está localizado na cidade de Mogi das Cruzes (SP) e atende a 500 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Nossa entidade é a soma dos esforços de vários colaboradores que, anteriormente, já atuavam em creches, abrigos, centros de apoio social, psicológico e psicopedagógicos, mas que viram a necessidade de unir forças para proporcionar conhecimento, cultura e assistência para um maior número de beneficiados.

Essas crianças e adolescentes vivem no bairro do Mogi Moderno e no Distrito de Jundiapeba. Nosso atendimento está baseado em duas escolas de educação infantil e no Prema, um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Nas escolas, cuidamos de crianças de 4 meses a 5 anos, em período integral, e no Prema, que funciona no contraturno escolar, é realizado o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e jovens de 6 a 17 anos O Jabuti também auxilia as famílias dessas crianças e jovens, com cestas básicas e produtos de higiene, pois vivem em grave situação de vulnerabilidade social.

Origem de nosso nome
Jabuti é uma palavra indígena (Yabuti) que significa “o que tem fôlego”, o que não tem pressa, o que persevera e, para nossos índios, era quem reunia as duas virtudes que estes julgavam ser essenciais em si próprios: a astúcia e a paciência. Em outras culturas simboliza também a longevidade, a sabedoria, o vencer obstáculos aparentemente impossíveis e a sorte. É por isso que escolhemos o jabuti como nome e símbolo de nossa instituição, porque desejamos longevidade, paciência e perseverança em nossos objetivos.

“Promover o desenvolvimento humano em comunidades socialmente excluídas por meio da educação e assistência social, buscando a formação de cidadãos criativos, críticos e transformadores de sua realidade social.”

“Sermos reconhecidos nacional e internacionalmente como um centro de excelência em educação e assistência social.”

Ética, transparência, igualdade, liberdade de expressão e sustentabilidade.